sexta-feira, 4 de julho de 2008

Parabéns OPET .


Todos os dias uma surpresa!



Ontem a noite fui para faculdade aplicar uma prova substituindo uma professora que fez uma cirurgia.


Ao entrar na sala de aula percebi uma funcionaria da faculdade sentada, próxima a parede e de frente para os alunos.


Como não conhecia a turma e nem a funcionária iniciei o meu trabalho explicando o que era para ser feito e como era para ser feito.


Ao observar a funcionária percebi que ela estava “traduzindo“ todas as minhas palavras para uma aluna sentada na primeira fileira próxima da parede.



Minha gente: que grata surpresa. Que maravilha.


A aluna especial é acompanhada todos os dias pela funcionária que passa , através da “ linguagem dos sinais” o que é ensinado pelos professores.


Parabéns OPET e obrigada por fazer parte do Grupo.





Saiba mais sobre a linguagem dos surdos

As pessoas tem curiosidade em saber como os deficientes auditivos se comunicam. A linguagem dos sinais é chamada de Libras
LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como Segunda língua para os surdos.
Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas. A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade. (fonte:
http://www.feneis.com.br/p_libras.htm)


FONTE: http://www.cezarliper.com.br/LinkDefiFisiSuSinais.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário