terça-feira, 6 de maio de 2008

Maria da Penha receberá sua indenização.

Depois de sete anos de espera, a cearense Maria da Penha Fernandes, que ficou tetraplégica em função de atos de violência cometidos pelo ex-marido, receberá uma indenização de 60.000 reais do governo de seu estado.

O anúncio foi feito na quarta-feira pelo governador Cid Gomes. A indenização foi determinada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2001. Maria da Penha foi à comissão alegando que o estado demorou a punir o homem que cometia as agressões contra ela. Maria da Penha foi vítima da brutalidade do ex-marido, Marco Antônio Heredia Viveros, durante seis anos -- em duas ocasiões, ele tentou matá-la.

Maria da Penha ficou tetraplégica numa dessas tentativas, em 1983, quando Viveros acertou um tiro em suas costas. O ex-marido só foi preso quase vinte anos depois do crime. Viveros foi condenado a dez anos de prisão, mas cumpriu menos de um terço dessa pena. Símbolo da campanha para combater a violência doméstica, Maria da Penha deu nome a uma nova legislação para punir os agressores de mulheres.

A lei Maria da Penha foi aprovada em 2006 -- desde então, a punição aos maridos violentos é mais rigorosa.



FONTE: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&id=137996&textCode=137996&currentDate=1205416320000

Nenhum comentário:

Postar um comentário